top of page
Nossa equipe

 

A equipe RH & Você foi inicialmente criada com o intuito de auxiliar jovens talentos a entrar com o pé direito no mercado de trabalho, bem como, a antigos talentos em fase de recolocação a conquistar um futuro de sucesso.

Ensinamos você a mudar o seu futuro, pois, juntos mudaremos o mundo.

Posteriormente, percebemos as necessidades das empresas de obterem qualificação e treinamento para seus funcionários. Com o inuito de auxiá-las com uma Consultoria justa e eficaz inicamos prestação de serviços empresariais.

Contamos com Profissionais com mais de 13 anos de experiência no mercado de trabalho e formação nas melhores instituições como UFF e ABRHRJ, visando proporcionar Assertividade e Melhoria para o profissional que precisa de recolocação, bem como, Estrutura e Suporte na Gestão do bem mais precioso das organizações: O Capital Humano.

Serviços

 

Pessoa Física
- Imagem Pessoal e Profissional
- Testes e desenvovimento de habilidades
- Orientação Profissional

Pessoa Jurídica

- Recrutamento & Seleção
- Treinamento & Desenvolvimento
- Planejamento Estratégico de RH
- Orientação / Palestras

Conecte-se conosco:

‹

TELEFONES:

(21) 98483-2608 / 96935-7254 / 97114-0618

 

E‹MAIL:

consultoriarahevoce@gmail.com

 

SIGA-NOS:

  • w-facebook
  • w-linkedin
Nossas especialidades

 

Notícias & publicações

As dificuldades dos jovens para ingressar no mercado de trabalho

Esse é um assunto muito pertinente atualmente, e a cada dia que passa ganha mais força Principalmente no meio acadêmico. Os jovens não sabem realmente o que os esperam lá na frente por não possuírem experiência.

O problema começa com a nossa educação primaria que é precária e deficitária em vários aspectos. E isso acaba atrasando os jovens quando os mesmos entram na universidade que também faz pouca contribuição para o aprendizado do acadêmico e quando falo isso não é porque os professores ensinam mal, é que ao invés de ensinarem os alunos a pensarem eles ensinam a obedecer. Os mesmos métodos dos anos 80 ainda são ensinados hoje essa maneira de ensinar deveria ser revista, o acadêmico entra sabendo pouco e sai da universidade apenas com o diploma sem a convicção de que aprenderam algo relevante em sua trajetória acadêmica ao saírem em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho as dificuldades são ainda maiores.

Ao participarem de uma entrevista de seleção para um cargo  a primeira pergunta é: você já tem experiência na área? Ai já vem a primeira decepção, ele acaba perdendo a vaga para outra pessoa que já trabalhou na área. Outro problema para os jovens é que as empresas não querem treina-los e prepara-los para os cargos oferecidos elas preferem pessoas que já trabalharam no cargo mesmo com uma escolaridade inferior assim elas podem “explorar” esse colaborador, pois o mesmo não tem muita instrução acadêmica.

Outro agravante é o distanciamento das universidades e das empresas, que ainda é um empecilho gritante no Brasil. E quando são questionadas sobre a questão dos jovens no mercado de trabalho, as empresas culpam as universidades que não ensinam, as universidades culpam os alunos que não são interessados, os alunos culpam o governo que não deu uma base escolar adequada e o governo culpa as empresas que não querem treinar esses profissionais em potencial. E ninguém faz nada pra mudar esse cenário.

Tenho certeza que todos tem parte nesse contesto, mais ninguém quer dar o braço a torcer. Em minha opinião as universidades e as empresas deveriam se aproximar mais para sanar essas deficiências do mercado de trabalho. E a pergunta que todos querem saber é: qual é a solução para mudar esse cenário? o que fazer para formar e preparar os jovens? e manter um equilíbrio entre todos os envolvidos. Tenho certeza que ha inúmeras sugestões para melhorar essas precariedades que temos no pais.

 Na minha visão uma das alternativas é apostar nas empresas Junior que estão muito ativas nas universidades brasileiras, o Brasil conta com os maiores números delas espalhadas em todo o território nacional, o movimento surgiu na frança com esse objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, mais sem incentivos elas acabam não trazendo os resultados esperados. Tenho certeza que com essa integração das universidades, organizações, governo e empresas Junior. Os profissionais que o mercado busca atualmente estaria mais maduro e preparado para assumir os desafios das organizações e com conhecimento mais aguçado para o empreendedorismo.

 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-dificuldades-dos-jovens-para-ingressar-no-mercado-de-trabalho/73101/

 

RH x DP

Principais diferenças entre os setores

 

Ainda é bastante comum a confusão ao relacionar as responsabilidades destes dois setores; embora, empresas e pessoas que tenham a visão de que seja um mesmo setor, estejam no mínimo desatualizadas, muitas vezes, sendo inclusive, mau vistas pelos interessados no assunto, por acreditar-se que, quem não sabe a diferença entre um setor e outro não pratica a valorização dos funcionários, reduzindo-os apenas a “números”, prática aplicada antes do surgimento do setor de RH ou Gestão de Pessoas.

Por tanto, é extremamente necessário que, se percebam as diferenças o quanto antes, para que se possa aplicar corretamente a finalidade de cada um, pois, o RH pode influenciar estrategicamente nos resultados de uma organização, enquanto o DP, afeta diretamente a “saúde” estética e financeira de uma empresa. Enquanto o RH com seus subsistemas têm o intuito de tornar a organização o máximo possível AGRADÁVEL para que os funcionários fiquem satisfeitos produzindo mais e melhor, o DP tem a obrigação de tornar a organização o máximo possível CORRETA, tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Dentre as principais atribuições do RH estão os processos de: Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Cargos e Salários; Benefícios; Qualidade de Vida, etc., sempre com o intuito de oferecer ao funcionário uma organização onde seja prazeroso trabalhar; afinal passamos grande parte do nosso dia dedicados ao trabalho, portanto, é importante que todos se sintam bem, realizando suas funções da melhor forma possível, pois, isto além de gerar satisfação aos funcionários, gera benefícios também à organização, pois, todos os subsistemas do RH devem estar alinhados de forma estratégica aos interesses da organização, desde a seleção de um candidato qualificado e com perfil adequado ao da organização; ao treinamento e desenvolvimento pelos quais o mesmo pode e deve passar; ao alinhamento do funcionário com a cultura da empresa; medindo o clima presente entre os funcionários, para que a empresa possa efetuar determinadas mudanças, favorecendo a implantação das mesmas; enquadrando corretamente dentro de cargos, salários e benefícios dignos e justos; entre tantas outras ações que trazem motivação e alinhamento do funcionário com os interesses e objetivos da organização para que os resultados sejam alcançados.

Dentre as principais atribuições do DP estão os processos burocráticos e de legislação trabalhista como: Admissão, Cálculos de Folha de Pagamento, Férias, 13º Salário, Administração de Benefícios, Demissão, etc., que requerem atenção especial para que não ajam irregularidades que possam prejudicar aos funcionários e nem comprometer a empresa, gerando, por exemplo, processos trabalhistas ou qualquer tipo de prejuízo para qualquer uma das partes.

Enfim, apesar de serem setores claramente distintos, é importante que, as lideranças desses setores trabalhem juntas, ou que, uma única liderança compreenda os dois setores, para que as decisões tomadas sejam vistas pelos dois ângulos, que apesar de diferentes, visam à saúde da organização em relação aos funcionários, para que cada vez mais, a empresa possa alcançar suas metas, objetivos e resultados, podendo oferecer a todos os interessados, um ciclo de vida satisfatório, com melhores possibilidades.

 

Autor:

Aline Silva Souza

Consutoria RH & Você

 

Obrigada! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page